SEEPRO
    Página InicialA SEEPROQuem somosMembrosProcesso SeletivoDepoimentosVantagens de Ser SEEPROGaleria de FotosRealizaçõesTrote SolidárioTerça ProdutivaCircuito ProduçãoInterperíodoKit ProduçãoSeboDoação de SangueManual do CalouroEventosEMEPROLinks ImportantesFale Conosco 

    A Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção de Juiz de Fora foi idealizada pelos alunos da turma 14 (2007-1) do curso de Engenharia de Produção da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

    A iniciativa partiu dos alunos matriculados na disciplina Introdução à Engenharia de Produção II (2° Período) que ficaram responsáveis por dar o suporte necessário para sua criação efetiva.

    A Sociedade foi criada com finalidades acadêmicas, para divulgar e organizar eventos de complementação profissional, tais como, palestras, visitas-técnicas, cursos e mini-cursos, workshops, cases, viagens, entre outros, além de auxiliar na organização de atividades de integração e festas.


    Missão

    Promover atividades que complementem a formação dos estudantes de Engenharia de Produção visando o desenvolvimento de membros e suas responsabilidades sociais.


    Visão

    Ser referência dentre a comunidade acadêmica da Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora em capacitação de pessoas e complementação acadêmica.

    Estatuto da SEEPRO

    Presidência

    Cabe ao presidente o desenvolvimento de um senso crítico, capacitando-o a perceber detalhes e tornando-o apto a atuar em pontos de maior necessidade. O cargo requer membros cujas habilidades de liderança sejam bem desenvolvidas, um líder capaz de sempre manter um bom relacionamento com as pessoas do grupo, sabendo sempre a hora, o lugar e o modo adequados para serem abordadas as informações desejadas. O presidente deve ser apto a aplicar feedbacks em todos os membros da organização em qualquer tipo de ocasião. Cabe a ele ser sempre ser claro com as informações a serem passadas para outras pessoas, nunca dizendo algo incerto ou confuso ao ouvinte. O cargo requer disposição e disponibilidade para se entregar à organização, sempre a mantendo como prioridade diante de suas outras responsabilidades. Saber se vestir e se portar em diversas situações também são algumas das competências de um bom presidente. Não é necessário conhecer a fundo cada área da organização, mas é preciso ter uma boa noção do funcionamento e da estrutura da SEEPRO, podendo dessa forma suprir qualquer falha que venha a aparecer. Deve saber ainda, tomar decisões momentâneas, avaliar prós e contras e rapidamente tomar atitudes, sempre se posicionando a favor ou contra alguma coisa. É preciso ainda saber a hora certa de cobrar atitudes, se impor e cobrar tarefas de outros membros. É recomendado que o membro a assumir a presidência, tenha passado por pelo menos uma gestão exercendo algum cargo de diretoria.

    Gestor de Estratégia

    Cabe ao gestor de estratégia e qualidade trabalhar com os sistemas de gestão de estratégia e de qualidade. Compete à estratégia elaborar projetos para as atividades que serão realizadas pela SEEPRO ao longo da atual e das seguintes gestões. O membro deve ser uma pessoa com características de organização e visão das atividades que ainda serão realizadas pela SEEPRO para assumir este cargo. O gestor necessita da capacidade de saber enxergar o futuro tendo o passado como base, saber expressar suas idéias e argumentar bem para que possa convencer os demais membros a mudarem ou criarem algo. Dentre os principais pré requisitos estão o conhecimento apurado sobre os eventos da SEEPRO e a capacidade para gerenciar um projeto, organizar informações e mobilizar pessoas. O gestor que trabalhar com a parte de estratégia deverá ter o conhecimento necessário para direcionar o melhor caminho para o funcionamento da organização, competindo a esta função a noção de ferramentas e métodos como BSC, Matriz SWOT e Modelo de Porter. Sua principal função será quanto ao gerenciamento dos objetivos estratégicos e seus indicadores.

    Gestor de Qualidade

    Compete à qualidade analisar criticamente os trabalhos repassados pelos demais departamentos, incluindo os elaborados pela Gestão de Estratégia, aprovando-os ou não, além de aperfeiçoá-los quando necessário. Um membro para assumir essa gestão necessita ter senso crítico, sempre analisanda os pontos de melhorias de um trabalho ou projeto. O gestor deve ser minucioso, deve saber se expressar bem e, principalmente, ter disponibilidade para montar PDO's novos, sempre analisando ou usando como base os antigos. Além de um conhecimento inicial de gestão de qualidade, o cargo requer que ele tenha um bom conhecimento sobre a organização geral da SEEPRO, além do domínio dos propósitos da organização.
    Será de competência do cargo também a parte de controlar e regular a atuação dos demais membros dentro da instituição. O membro seria o principal representante da organização em caso de ausência do presidente, portando-se como um vice-presidente da instituição. Ele deve ser apto a exercer as funções de liderança, tendo uma noção geral das competências de cada departamento e de seus membros dentro da SEEPRO. Como ocorre com o presidente. Deve saber se vestir e se portar em diversas situações. O membro a exercer o cargo também deverá saber sempre a hora, o lugar e o modo adequados para dizer algo, sendo sempre claro com as informações a serem passadas. Os principais pontos para são quanto a ter conhecimento geral sobre as áreas de financeiro, qualidade, estratégia e conhecimento. Também é necessário que sempre tenha disposição e disponibilidade para se entregar à SEEPRO quando requisitado.



    Departamento Comercial

    Cabe ao departamento comercial trabalhar em conjunto com a Presidência para estabelecerem os planejamentos financeiros da SEEPRO ao longo da gestão. Os membros do departamento comercial serão responsáveis pela busca de contatos e patrocínios para a SEEPRO, como um todo, e para a organização de seus eventos particulares. Os membros deverão projetar qualquer forma de gasto que a organização poderá obter e encontrar maneiras para contorná-los. Os membros para participarem desse departamento deverão ter uma boa noção financeira e total dedicação voltada para o crescimento econômico da SEEPRO. Os membros ficaram encarregados de cumprir as funções administrativas, financeiras e contatuais.


    Departamento de Planejamento e Controle

    Cabe aos membros do Departamento de Planejamento e Controle criar e esquematizar os planos e projetos da SEEPRO ao longo de toda a gestão. Compete aos membros à atuação de campo na realização de cada trabalho designado por seu diretor, como a busca por instituições, materiais ou contatos. O departamento de produção também se responsabiliza pela elaboração de documentos contratuais, sumários, calendários de gestão entre outros, com intuito de manter o andamento das atividades de acordo com uma determinada ordem, organização e vazão.


    Departamento de Gestão de Pessoas

    Cabe aos membros do Departamento de Gestão de Pessoas (GP): efetivar feedbacks aos membros, selecionar os grupos de abordagens para cada atividade realizada, criar e efetuar as propostas para o processo de seleção de novos integrantes, analisar o comportamento dos membros e departamentos da SEEPRO e realizar avaliações rotineiras visando analisar os membros e suas atuações dentro do grupo.


    Departamento de Marketing

    Cabe aos membros do departamento de marketing divulgar as atividades realizadas pela SEEPRO, além de criar e manter a imagem de SEEPRO em meios exteriores via divulgação de atividades. O departamento também é responsável por atualizar as publicações no site com uma determinada frequência, criar artes e publicações para as atividades a serem realizadas.

    Parceiros